domingo, 6 de maio de 2012

Em breve-Duelo Mesozoico

Em breve estarei escrevendo sobre um dos fósseis mais incríveis já descobertos(na minha opinião)o "dinossauros em combate"

NÃO PERCA ESSA POSTAGEM
  

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Protocerátopo


protocerátopo (Protoceratops andrewsi, do latim "primeiro com chifre") foi uma espécie de dinossauro herbívoro e quadrúpede que viveu no fim do período Cretáceo. Media em torno de 2,5 metros de comprimento e pesava algo entre 200 quilos a 1,5 toneladas. Ao contrário de membros posteriores da infra-ordem Ceratopsia, estes não tinham chifres na cabeça tão desenvolvidos.
O protocerátopo viveu na Ásia e foi descoberto na Mongólia na década de 1920.
O protocerátopo caracterizava-se por uma pequena crista em forma de leque ao redor do pescoço, ou seja, uma estrutura óssea coberta de pele que além de fixar a forte musculatura maxilar, também servia de escudo. Seu corpo parecia um barril, a cabeça era grande e saiam-lhe elevações sobre os olhos e focinho. O protocerátopo andava sobre as quatro patas, porém, como as dianteiras eram mais curtas, acredita-se que também podia erguer-se nas patas traseiras. A fêmea cavava buracos na areia onde botava seus ovos cuidadosamente em círculo.


protocerátopo



terça-feira, 1 de maio de 2012

Quetzalcoatlus e Pteranodon


Pteranodons



  Enquanto os dinossauros governavam os ambientes terrestres do planeta, outro grupo de répteis tinha se apoderado dos espaços aéreos. Eram os pterossauros, um dos quais, o pteranodon, com asas gigantescas de pele elástica como a dos morcegos, era um dos reis do vôo planando nas zonas costeiras. Os seus ossos eram finos e tinham espaços ocos que os tornavam mais leves.
    Os pteranodons faziam seus ninhos nas escarpas e, por serem pouco ágeis em terra firme, talvez alimentassem suas crias do ar.



Pteranodon 











Quetzalcoatlus




  O Quetzalcoatlus era um pterossauro enorme com uma envergadura de até 13 metros  era umas das maiores criatura voadoras. É o último pterossauro conhecido que sobreviveu mesmo ao fim do período de Cretáceo. 
    Apesar de seu tamanho enorme, foi construído seu esqueleto o animal inteiro provavelmente pesaria aproximadamente 100 quilos. Era um bom planador, certamente seria capaz de cobrir grandes distâncias. Seu pescoço era extremamente longo, suas mandíbulas eram esbeltas com dentes afiados provavelmente para pegar peixes, mas acredita-se que ele deveria comer carne de dinossauros e outros animais mortos que encontrasse.
    Douglas Lawson foi o primeiro a achar um fóssil de Quetzalcoatlus, no parque nacional de Curva Grande no Texas, E.U.A.. Ao contrário da maioria dos outros fósseis de pterossauro estes restos não foram achados em estratos marinhos mas na areia e lodo da planície inundada de um grande rio. Isto levantou perguntas de como ele viveu. 
    O fato de os Quetzalcoatlus terem um pescoço longo e que ele podia planar incitou a idéia que ele poderia ser como um abutre e poderia se alimentar nos corpos de dinossauros mortos. Mas alguns paleontologistas, notando as mandíbulas esbeltas e longas sugerem que sondasse rios, pântanos e lagoas para comer moluscos e crustáceos. Outros pensam que ele voava baixo em cima dos mares rasos e mornos para pegar peixes na superfície. Lawson nomeou o Pterossauro com o nome do deus da serpente emplumada dos Astecas, Quetzalcoatl. 




Quetzalcoatlus